
O processo de irritação ocular é altamente complexo e envolve a alteração de diversos processos celulares, morfológicos e moleculares. Porém, existe uma estratégia na qual são utilizados um conjunto de métodos in vitro (BCOP, HET-CAM, Citotoxicidade pelo método de vermelho neutro) que fornecem subsídios necessários para a demonstração de risco de uma determinada substância causar irritação ocular.
- Avaliação de irritação ocular pelo método de HET-CAM (ICCVAM, 2010)
Os “endpoints” utilizados em teste de HET-CAM são: a) hemorragia b) lise (ruptura dos vasos) c) coagulação. Para cada “endpoint” são realizadas medidas (tempo de desenvolvimento) as quais são utilizadas para determinação do IS (“Irritation Score”) e classificação da substância teste. Substâncias que apresentam valores de IS≥9 são consideradas como irritantes severas.
- Avaliação de irritação/corrosividade ocular pelo método de BCOP (OECD 437)
Neste método, os danos pela substância são avaliados por medições quantitativas de mudanças na opacidade e permeabilidade da córnea. Ambas as medidas são utilizadas para calcular o grau de irritação (IVIS – In Vitro Irritation Score) e atribuir uma classificação in vitro de irritação ocular.
- Avaliação de citotoxicidade (OECD 129)
O teste de citotoxicidade é conduzido de acordo com o guia 129 da OECD, 20101. A concentração da substância teste que induz inibição de 50% do crescimento celular (IC50) é utilizada para classificação da citotoxicidade relativa do composto teste. Resultados de testes demostram que os métodos de BCOP, HET-CAM e citotoxicidade são ferramentas fundamentais para avaliação de segurança, screening e desenvolvimento de novos produtos oftalmológicos.
REFERÊNCIAS
-
Guidance document on using cytotoxicity tests to estimate starting doses for acute oral systematic toxicity tests. OECD Environment, Helth And Safety Publications Series on Testing and Assessment N° 129. ENV/JM/MONO (2010).
-
Test No. 437: Bovine Corneal Opacity and Permeability Test Method for Identifying Ocular Corrosives and Severe Irritants, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing. (2009).
-
ICCVAM-Recommended Test Method Protocol: HET-CAM (2010). NIH Publication No. 10-7553 (2010).