Teve seu registro aprovado em 2013 pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
Desde então, desempenha um papel importante no que diz respeito a proteção e garantia dos direitos aos participantes das pesquisas na INSTITUIÇÃO.
São 12 anos de atuação com o compromisso de analisar eticamente e acompanhar as pesquisas realizadas com seres humanos, dentro da instituição ou fora dela. A preservação dos aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, considerando também sua segurança e bem-estar, através de uma análise de risco/benefício, é o foco de trabalho desse CEP.
Para tanto, conforme Resolução CNS n° 466/12, este CEP possui composição multidisciplinar e multiprofissional, contando com 7 (sete) membros com atuação destacada nas áreas da saúde (Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmacologia), Química, Teologia, Jornalismo e Estatística.
Este CEP também conta com a participação de 2 (dois) Representantes de Participantes da Pesquisa (RPPs), conforme é solicitado pela Resolução CNS 647/2020.
Veja Abaixo alguns dos documentos que comprovam o funcionamento e formação que garantem o direito dos Participantes de Pesquisa.